08 novembro 2015

Aluno de escola pública conta como passou em 4 faculdades públicas de medicina

1 - Aluno de escola pública passa em 4 cursos de medicina 400Disciplina não é estudar 20 horas por dia e não ter descanso. Isso é improdutivo.

 

 

 

 

 

 

GRUPO 2 70x55

Muito material de estudo GRÁTIS para download no MAIOR e MELHOR grupo do Facebook (mais de 200 mil membros): https://www.facebook.com/groups/gabaritofinal/


Wester da Silva Vieira, de 19 anos e aluno de escola pública em Vitória da Conquista, foi aprovado em quatro universidades para Medicina após submeter a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Sem fazer cursinho e trabalhando no setor de finanças da prefeitura da cidade em que mora, o jovem passou na primeira lista da Universidade Federal da Bahia (UFBA), da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

“Estudei sozinho. Não fiz cursinhos, pois achei que o que precisava estava além daquilo, e também porque o preço estava salgado para o bolso da minha família”, contou o estudante, que teve 880 pontos na prova de redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e 735 nas provas objetivas.

Wester disse que já vinha realizando o Enem desde 2009, quando se mudou para Vitória da Conquista em busca de melhor educação, e foi aprovado na seleção do Ifba (Instituto Federal da Bahia).

Ao longo dos anos – conta –, ele foi recebendo ajuda de uma professora que dava dicas de formas de “fazer justamente o que os corretores pediram” na prova de redação.

“Queria ter tirado uma nota maior, mas acho que o nervosismo e a falta de ideias diante de uma prova de 90 questões me tirou o foco”, comentou.

Nos anos anteriores, ele disse que fez apenas aulas de reforço de exatas, redação, gramática e biologia, e que em 2014 aproveitava o tempo vago no emprego para dar um reforço.

“Conciliar o trabalho com os estudos foi um pouco difícil no começo. O pessoal do setor não se importava que eu estudasse nos momentos vagos, então aproveitava isso”, contou.

Descansar

“Acredito que uma mente descansada é melhor para aprender. É melhor você dividir o seu tempo com você mesmo, do que tentar repor tudo depois que passar”, ele disse, informando depois que “não abria mão de assistir os seriados que acompanho na semana”.

“Principalmente perto das provas, eu assistia para poder relaxar e evitar a ansiedade”, declarou o estudante, que sempre buscou fazer medicina, apesar de sua formação técnica em eletrônica.

GRUPO 2 70x55

Muito material de estudo GRÁTIS para download no MAIOR e MELHOR grupo do Facebook (mais de 200 mil membros): https://www.facebook.com/groups/gabaritofinal/

“Primeiro não acreditava na minha capacidade em conseguir passar em medicina, sempre achei que quem passasse eram apenas os ‘crânios’, e por conta de primos, eu tinha optado por engenharia. Mas ao fazer o curso técnico, percebi que não iria me adaptar às exatas, então descobri a medicina e me apaixonei”, disse.

Trajetória

Ao analisar a própria trajetória educacional de aluno de escola pública, tendo passado, em Condeúba, pelas escolas municipais Eleutério Tavares e Alcides Cordeiro, chegando depois ao Ifba, em Vitória da Conquista, Wester diz que sempre teve o apoio de bons professores.

“O ensino fundamental em Condeúba foi ótimo. Na verdade, considero a educação infantil ao fundamental da cidade muito bom. Os professores do Ifba me incentivaram desde o primeiro dia de aula para estudar e fazer aquilo que gosta”, relatou.

O bom resultado no Enem é fruto de rotina de cinco a sete horas por dia de estudo, ele acredita, apesar das ressalvas. "Tem dias em que estudava menos que isso, porque sou um pouco preguiçoso. Não me considero nenhum gênio. O segredo é ter fé e disciplina. Com foco, qualquer um consegue chegar onde cheguei", destaca.

Wester afirma que não fez nenhum cursinho, apenas bancas para reforçar alguns conteúdos. E confessa, que, apesar de não acreditarem, tem dificuldades em algumas disciplinas. "Tenho um pouco de dificuldade em algum ponto de determinada áreas. Por exemplo, não sou muito bom em geofísica, da área de geografia; nem em eletromagnetismo, de física; e nem em análise combinatória, de matemática. Em português, tenho um pouco de dificuldade em literatura", detalha.

GRUPO 2 70x55

Muito material de estudo GRÁTIS para download no MAIOR e MELHOR grupo do Facebook (mais de 200 mil membros): https://www.facebook.com/groups/gabaritofinal/

O jovem contou que o mais difícil para atingir tamanho sucesso foi segurar a ansiedade próximo das datas dos vestibulares e ter que conciliar tudo com o trabalho.

“Nos últimos meses o que matava mais era a ansiedade de que estava chegando os vestibulares. Estava já trabalhando na Prefeitura de Vitória da Conquista e tinha ao todo quatro bancas com excelentes professores. Continuei esses meses apenas fazendo questão e mais questão de ENEM e Consultec (banca que faz a prova da UEFS, UESB e UNEB), mas não passava a madrugada estudando (na verdade, só estudava na madrugada quando estudava no IFBA). Sempre um dia antes da prova, eu passava o olho nos resumos e fórmulas, só para tentar memoriza-las e não perder questão por ter esquecido fórmula ou algo do tipo.”

Perguntamos ao jovem se há algum segredo para o seu sucesso: “Bem, ‘segredo’ eu só tenho dois: fé e disciplina. Fé que Deus irá lhe dar em justa medida aquilo que lhe foi prometido, o que ajuda a nos faz prosseguir. E disciplina não é estudar 20 horas por dia e não ter descanso, já que eu dormia pelo menos 8 horas por dia e não estudava domingo e sábado, só ia para uma banca de gramática. Disciplina é você conhecer o que falta, o que é fraco e o que é bom, e procurar vencer as barreiras de passo em passo, cumprindo aquilo que você próprio determinou para si.”

Sem dúvidas, fica mais que um exemplo para os jovens que batalham pelo sonho de um diploma de terceiro grau. Independente das dificuldades enfrentadas, tudo pode ser vencido com uma boa dose de disciplina, dedicação e fé. O que realmente determina o sucesso do seu objetivo é a força e a seriedade com que você buscá-o.


Curta nossa página e concorra a prêmios:

2 comentários :

Quando a força de vontade, a disciplina, a coragem e a fé em Deus é maior nenhum obstáculo é capaz de te induzir a desistir daquilo que você realmente quer alcançar!
Grande exemplo esse menino.

É muito estranho perceber que não há um comentário. Parabéns, garoto! Quem sabe a que veio voa longe! Faculdade Federal não é só pra quem estuda em escolas particulares, temos muitas pérolas nas escolas públicas, são essas que no motivam a continuar na arte de "ser professor".

Postar um comentário