13 julho 2014

INSS - Abertura de novo concurso é inevitável

5 - INSS - Abertura de novo concurso é inevitável 400X300

Inevitável. É assim que o presidente da Associação Nacional dos Servidores da Previdência e da Seguridade Social (Anasps), Alexandre Lisboa, considera a abertura do novo concurso para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), cuja solicitação aguarda autorização do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Segundo ele, a seleção é imprescindível para que a autarquia continue a prestar um bom serviço à população.

Tudo sobre concursos públicos:
Siga no Twitter: https://twitter.com/GabaritoFinal
Curta no Face: https://www.facebook.com/GabaritoFinal.Concursos

No sentido de tentar agilizar os trâmites desse processo, a associação também se mobiliza. "A Anasps vem mantendo contato tanto com o ministro da Previdência quanto com o presidente do INSS solicitando a abertura do concurso para atender a necessidade de pessoal, tanto para repor as vagas dos servidores que se aposentaram quanto para atender o plano de expansão da rede de atendimento, com a construção de novas agências bem como para ampliar o horário de atendimento para a população", revela Alexandre Lisboa.

Alexandre Lisboa também conta que a Anasps tem mantido contato permanente com a direção da Previdência Social para tratar de causas de interesse dos servidores, tais como plano de carreira, melhoria nas condições de trabalho, incorporação de gratificações na aposentadoria deles, além também com relação a abertura de novos concursos.

INSS - Grupo para compartilhamento de materiais e informações: https://www.facebook.com/groups/CONCURSO.INSS.2013/?fref=ts

Segundo o sindicalista, um relatório do Tribunal de Contas da União (TCU), de meados do ano passado, apontou que, o INSS possuía 39.392 servidores, sendo 23.724 técnicos, 3.706 analistas, 4.604 peritos médicos, e o restante nos demais cargos.

Recentemente, o diretor de Recursos Humanos do INSS, Jorge Nunes Filho, afirmou que a atual necessidade da autarquia é de 1.800 técnicos. No entanto, a Anasps alega que a atual carência é superior a 10 mil servidores. Lisboa explica o porquê dessa diferença. "A Anasps leva em conta também o número de concursados que se aposentaram ao longo dos anos e cuja reposição foi parcial, e ainda o fato da criação de novas agências do instituto", esclarece.

Em trâmite nas instâncias do Ministério do Planejamento desde fevereiro deste ano, a expectativa é de que agora, após a Copa do Mundo, o processo para a autorização do concurso, para os cargos de técnico e perito, volte a acelerar. No momento, ele encontra-se no Departamento de Modelos Organizacionais e Força de trabalho dos Setores Sociais e de Desenvolvimento Econômico Produtivo (Desep/Segep).

Receba DICAS, MATERIAIS, NOTÍCIAS e PROMOÇÕES em apenas um email diário! Tudo GRÁTIS! Basta informar seu email AQUI.

O INSS solicitou 3.080 vagas, sendo 2 mil para técnico (nível médio; R$4.400,87) e 1.080 para perito médico (R$10.056,80). No entanto, de acordo com um grupo de parlamentares que esteve reunido com a ministra do Planejamento, Míriam Belchior, a previsão é de que sejam autorizadas 1.500 vagas, todas para o cargo de técnico.

Folha Dirigida

Quer dicas de português?
Curta a página Palavra Certa e aprenda se divertindo com dicas diárias e bem humoradas sobre os principais assuntos da Língua Portuguesa, cobrados nos concursos públicos. Acesse aqui: http://on.fb.me/17dfvWb


ATUALIZE-SE!
Conheça o MAIOR e MELHOR grupo de estudos da internet (mais de 139.000 membros inscritos): https://www.facebook.com/groups/gabaritofinal/

Se você ainda não possui perfil no Facebook, ou não está utilizando essa fantástica ferramenta em prol dos seus estudos, está na hora de rever seus conceitos. Acesse essa postagem sobre os grupos de estudos no Facebook e veja o que estava perdendo: http://www.gabaritofinal.com.br/2013/07/estudo-em-grupo-veja-como-e-vantajoso.html

Avise aos seus amigos:
boto-twitter5 boto-facebook14 botão rss

0 comentários :

Postar um comentário